Mensagem Presidente
Câmara Munic. Oeiras
Mensagem Presidente
Direcção

Mensagem do Presidente da Direcção da Associação Humanitária dos

Bombeiros Voluntários de Paço de Arcos

Sr. Abel de Matos Marques de Sousa


No dia 30 de Outubro de 1893, um punhado de Homens Bons, dedicados pioneiros do Voluntarismo e da Solidariedade, fundaram em boa hora a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Paço de Arcos.

A completar o seu Centenário, a Associação não envelheceu, porém. Pujante e cheia de dinamismo, ao serviço da Comunidade em que se insere, a experiência e os ensinamentos colhidos ao longo de tão dilatado período têm-lhe permitido atingir plenamente os seus fins - nos termos estatutários, "constituídos pela protecção de vidas, nomeadamente de doentes e feridos, e pela protecção de bens quando estes sejam atingidos por sinistros".

Muitas dificuldades, entretanto, tiveram de ser vencidas, muitos sacrificios feitos, muito entusiasmo, determinação e espírito de bem servir foram necessários a todos os que se foram seguindo na passagem do Facho que lhes foi sucessivamente entregue e que, hoje, continua a ser empunhado, com o mesmo amor e espírito de luta, pelos actuais Corpos Gerentes da Associação e seu Corpo Activo, plenamente apoiados pelos Associados e Amigos.

Cem anos vão passados, de rico historial de amor e solidariedade, que, com as eventuais falhas resultantes da perda de numerosa documentação referente aos primeiros 33 anos, aqui ficam fortemente retratados nas páginas deste livro, "Os Bombeiros de Paço de Arcos - 1893/1993", na prosa rica, viva e esclarecedora do seu autor - o historiador, Sr. Rogério de Oliveira Gonçalves - ao qual se deve todo o moroso, intenso e entusiástico trabalho, de alto mérito, de recolher, coligir e analisar todo o conjunto documental disperso, e em parte desorganizado, necessário para o efeito. A Direcção dirige-lhe uma saudação muito especial e manifesta-lhe a sua profunda gratidão, sentimento extensivo a todos quantos, referenciados no Livro, lhe prestaram também a sua colaboração inestimável, e à Câmara Municipal de Oeiras e ao seu Presidente, Sr. Dr. Isaltino Afonso de Morais, que tornaram possível a edição do livro, da inteira responsabilidade do Município.

A Associação está em Festa, neste ano que completa o seu Centenário, e é nesse espírito festivo e de alegria que vai comemorar tão feliz evento, em reencontro com os Amigos que com generosidade e companheirismo a acompanham e com as Populações que serve, convidados a participarem plenamente, através do Programa das Comemorações, na Confraternização e na Festa propostas.

Em nome da Direcção, a que tenho a honra de presidir, a todos dirijo a mais fraterna e amiga saudação, com os votos de que a Associação continue a trilhar, como até agora, a estrada do Amor e da Solidariedade que, ao serviço do Bem Comum, tem vindo a percorrer, com tanto empenhamento, tão grande dedicação e inultrapassável espírito de sacrifício.

in "Os Bombeiros de Paço de Arcos - 1893/1993" de Rogério de Oliveira Gonçalves.

Actualizado em ( Quarta, 10 Setembro 2008 23:07 )  


Este site utiliza cookies para lhe proporcionar uma melhor experiência. Ao navegar no mesmo, está a consentir a sua utilização. Caso pretenda mais informações, consulte a nossa Política de Cookies.

  1. Siga-nos no Facebook Siga-nos no Facebook
  2. Siga-nos no Twitter Siga-nos no Twitter
  3. Siga-nos no Google Plus Siga-nos no Google Plus
  4. Siga-nos no Youtube Siga-nos no Youtube
  5. Siga-nos na Wikipedia Siga-nos na Wikipedia
  6. Siga-nos por RSS Feeds Siga-nos por RSS Feeds
  7. Siga-nos no Flickr Siga-nos no Flickr
  8. Siga-nos no Issuu Siga-nos no Issuu
  9. Siga-nos no Instagram Siga-nos no Instagram