Campanha de Recrutamento 2019

Sobre » Características Técnicas

Características Técnicas da Estação Meteorológica dos Bombeiros Voluntários de Paço de Arcos

A estação meteorológica dos Bombeiros Voluntários de Paço de Arcos disponibiliza informação em tempo real das condições atmosféricas na vila de Paço de Arcos. A estação meteorológica amadora instalada, uma Oregon Scientific WMR200, dispõe de um conjunto de sensores integrados colocados num mastro, sem obstáculos próximos, e em exposição direta de todos os quadrantes, ao sol e ao vento.

A estação meteorológica amadora dos Bombeiros Voluntários de Paço de Arcos disponibiliza igualmente os dados para a rede meteorológica mundial, Weather Underground.
 
Weather Underground PWS ILISBOAP4
 
Detalhes técnicos:
 
Localização: Paço de Arcos, Concelho de Oeiras, Distrito de Lisboa, Portugal
Coordenadas: Latitude 38,705885º (38º 42' 20,926'' N) / Longitude -9,296118º (9º 17' 46,007'' O)
Operativa desde: 2016
Marca: Oregon Scientific
Modelo: WMR200

Características dos sensores disponíveis:

- TERMÓMETRO

Como funciona?
A medição da temperatura do ar, nesta estação meteorológica, realiza-se através de um sensor colocado dentro de um escudo protector, que lhe permite identificar, de forma automática, a temperatura real à sombra, na medida em que todo o dispositivo se encontra sob a luz directa do sol. O escudo protector referido tem basicamente o formato de uma caixa, no interior da qual se encontra colocado o sensor, caixa essa que é formada, a toda a volta, por uma conjugação de palhetas que permitem a passagem do ar, mas não do calor provocado pela luz directa do sol. No escudo protector encontra-se ainda uma ventoinha alimentada por um painel solar que permite uma melhor circulação do ar no dispositivo. A medição da temperatura nesta estação realiza-se em graus Celsius (°C).

Localização?

8 metros acima do solo numa zona arejada

Unidade de temperatura?
ºC / ºF
  
Alcance?
-50°C a 70°C (-58°F a 158°F)
  
Faixa Operacional?
-30°C a 60°C (-4°F a 140°F)

Precisão?
-20°C – 0°C: +/- 2°C (+/- 4,0°F)
0°C - 40°C: +/- 1°C (+/- 2,0°F)
40°C -50°C: +/- 2°C (+/- 4,0°F)
50°C - 60°C: +/- 3°C (+/- 6,0°F)

Conforto?
20°C a 25°C (68°F a 77°F)

- HIGRÓMETRO

Como funciona?
A medição da percentagem de humidade no ar exterior, nesta estação meteorológica, realiza-se através de um sensor colocado dentro do mesmo escudo protector onde se encontra o termómetro. Permite identificar, de forma automática, a quantidade de humidade presente na atmosfera. O sensor de humidade, propriamente dito, é denominado de higrómetro e permite, em conjugação com o termómetro, obter dados extremamente importantes, tanto no que respeita à previsão meteorológica, como em relação a aspectos do estudo do conforto humano perante a variação climática.

Localização?

8 metros acima do solo numa zona arejada

Alcance?
2% a 98%
  
Faixa Operacional?
25% a 90%

Resolução?
1%

Erro máximo de leitura?
25% - 40%: +/- 7%
40% - 80%: +/- 5%
80% - 90%: +/- 7%
     

- BARÓMETRO

Como funciona?
Para poder realizar a identificação da pressão atmosférica, a estação meteorológica dispõe de um sensor ligado ao sistema, que se denomina de barómetro. Basicamente, a pressão atmosférica pode medir-se em diversas escalas, contudo, no nosso caso, optou-se pela medida em hPa.  Normalmente, o bom tempo está associado a altas pressões da atmosfera, enquanto o mau tempo condiz com as baixas pressões. Na leitura dos dados desta estação, a tendência da Pressão Atmosférica aparecerá registada com as expressões "Estável", "Subida" ou "Descida", conforme a tendência seja, respectivamente, de "estabilidade", "subida" ou "descida".

Localização?

Consola da estação ligada ao PC

Unidade do Barómetro?
mb/hPa, inHg e mmHg
  
Alcance?
700 – 1050mb/hPa

Resolução?
0,1 hPa

Erro máximo de leitura?
+/- 10 mb/hPa
    

- ANEMÓMETRO

Como funciona?
O Anemómetro é um dispositivo que se destina a registar a velocidade ou a velocidade e a direcção do vento. O Anemómetro de Copos é usado para medir a velocidade do vento a partir da velocidade de rotação de um moinho constituído por 3 ou 4 copos hemisféricos ou cónicos fixados às extremidades de uns braços horizontais ligados a um eixo vertical. O Anemómetro de Byram é uma variedade do Anemómetro de Copos. O Anemómetro de Contagem tem copos ou uma ventoinha cuja rotação é transmitida a um contador técnico que integra directamente a velocidade de deslocação do vento. O Anemómetro Portátil é um aparelho transportado por um observador e destina-se a medições de vento em qualquer lugar. O Anemómetro de Tubo de Pressão (Anemómetro de Dines) é um instrumento que a leitura da velocidade do vento a partir de pressões de vento dinâmicas. O vento, ao passar por dentro de um tubo, origina uma pressão maior do que a pressão estática, enquanto que o mesmo vento, ao passar ao sobre o mesmo tubo, origina uma pressão menor do que a estática. Esta diferença de pressão é proporcional ao quadrado da velocidade do vento. As unidades de medida usuais na medição da velocidade do vento são quilómetros por hora, milhas por hora , nós ou metros por segundo.

Localização?

Aproximadamente 8 metros acima do nível do solo sem obstáculos que interfiram na correcta leitura.

Unidade de velocidade do vento?
m/s, kph, mph, nós
 
Alcance?
Direcção - 0° a 360°
Velocidade - até 241 km/h

Precisão da direção?
16 pontos cardinais

Erro máximo de leitura?
2 m/s ~ 10 m/s (+/- 3 m/s)
10 m/s ~ 56 m/s (+/- 10%)
  
Transmissão do sinal de velocidade do vento?
Aproximadamente a cada 14 segundos
       

- PLUVIÓMETRO

Como funciona?
O Pluviómetro é um dispositivo que se destina a registar a quantidade de precipitação ocorrida num determinado espaço de tempo. Tendo basicamente a forma de um balde, recolhe a precipitação, a qual obriga um mecanismo integrado a encher-se e a esvaziar-se, alternadamente, através de dois receptáculos semelhantes aos pratos de uma balança. A medição utilizada nesta estação ocorre em mm/m2. Nos EUA, por exemplo, as medições são realizadas em polegadas. Cada receptáculo do mecanismo da presente estação comporta 0,2 mm de precipitação (antes de ser esvaziado) e considera-se como anormalmente chuvoso um dia em que se registe uma precipitação superior a 20 mm. Por vezes, se o teor de humidade no ar é muito elevado, a estação regista precipitação sem que a mesma seja sentida, o que se deve à condensação dessa mesma humidade nas paredes do pluviómetro e ao consequente enchimento dos receptáculos. Em climas muito frios, os pluviómetros são dotados de sistemas de aquecimento, por forma a fazer face à formação de gelo ou à queda de neve.

Localização?

8 metros acima do nível do solo sobre o dispositivo que protege o termómetro e o higrómetro.

Unidade de chuva?
mm/h e pol/h
 
Alcance?
0 mm/h – 9999 mm/h

Resolução?
1 mm/h

Erro máximo de leitura?
< 15 mm/h: +/-1 mm
15 mm a 9.999 mm: +/- 7%

MEMBRO

A estação meteorológica dos Bombeiros Voluntários de Paço de Arcos, encontra-se registada nas seguintes redes de meteorologia:

 
AVISO IMPORTANTE
 
A estação meteorológica dos Bombeiros Voluntários de Paço de Arcos é um serviço público, amador, gratuito e sem fins lucrativos. A divulgação dos dados obtidos e registados pela estação estão dependentes da vontade do Corpo de Bombeiros, bem como da disponibilidade e operacionalidade do servidor de Internet.
 
Os dados mostrados nestas páginas NÃO devem ser considerados como oficiais para a realização de qualquer tipo de atividades que exijam um prévio conhecimento das condições meteorológicas. Para tal, devem ser consultadas as previsões e/ou alertas do Instituto Portugês do Mar e da Atmosfera , Autoridade Nacional de Proteção Civil ou outro organismo/entidade oficial.
 
Os Bombeiros Voluntários de Paço de Arcos, declinam toda e qualquer responsabilidade que derive do mau uso que alguém possa dar à informação contida neste site.
 
Os Bombeiros Voluntários de Paço de Arcos autorizam a cópia e distribuição dos dados aqui divulgados desde que sejam indicadas as suas procedências.
 
Nunca tome decisões importantes baseadas nestas informações. Never make important decisions based on this information.
 


Este site utiliza cookies para lhe proporcionar uma melhor experiência. Ao navegar no mesmo, está a consentir a sua utilização. Caso pretenda mais informações, consulte a nossa Política de Cookies.

  1. Siga-nos no Facebook Siga-nos no Facebook
  2. Siga-nos no Twitter Siga-nos no Twitter
  3. Siga-nos no Google Plus Siga-nos no Google Plus
  4. Siga-nos no Youtube Siga-nos no Youtube
  5. Siga-nos na Wikipedia Siga-nos na Wikipedia
  6. Siga-nos por RSS Feeds Siga-nos por RSS Feeds
  7. Siga-nos no Flickr Siga-nos no Flickr
  8. Siga-nos no Issuu Siga-nos no Issuu
  9. Siga-nos no Instagram Siga-nos no Instagram