Campanha de Recrutamento 2018

Exercício testou cenário de ataque terrorista ao aeroporto de Lisboa

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF

Os Bombeiros Voluntários de Paço de Arcos participaram no exercício de ataque terrorista no Aeroporto de Lisboa realizado no passado dia 23 de Maio, com uma ambulância de socorro e dois bombeiros. Tratou-se de um exercício de emergência de larga escala na área de partidas do aeroporto, que envolveu, para além dos serviços aeroportuários e de assistência em escala, entidades externas do âmbito das forças de segurança, corpos de bombeiros, serviços de saúde pública e autoridades civis e militares.

O exercício foi coordenado pela PSP, que testou a capacidade de resposta de várias entidades a um cenário de ataque terrorista, em que um veículo pesado de mercadorias invade a zona das partidas, atropelando várias pessoas. O simulacro incluiu ainda a tomada de reféns por parte dos suspeitos, com um deles a disparar sobre a multidão com uma arma automática.

Este cenário complexo permitiu testar recursos e procedimentos nas vertentes security e safety, num quadro de Incidente Tático Policial onde foi possível treinar a resposta do Sistema de Segurança Interna, testar a resposta da Polícia de Segurança Pública e a articulação entre os diferentes agentes de segurança e de socorro.

Estiveram envolvidas as seguintes entidades: PSP; NAV, Navegação aérea de Portugal; ANA, Aeroportos de Portugal; Regimento de Sapadores Bombeiros de Lisboa; INEM; Serviço Municipal de Proteção Civil de Lisboa; Autoridade Nacional de Proteção Civil; Ministério Público; Instituto Nacional de Medicina Legal; Serviço de Estrangeiros e Fronteiras; Autoridade Tributária; Polícia Judiciária; Administração Regional de Saúde; companhias aéreas e de handling.

O exercício contou ainda com a participação de cerca de 300 figurantes.

 

 

Actualizado em ( Segunda, 27 Agosto 2018 08:37 )  


Este site utiliza cookies para lhe proporcionar uma melhor experiência. Ao navegar no mesmo, está a consentir a sua utilização. Caso pretenda mais informações, consulte a nossa Política de Cookies.

  1. Siga-nos no Facebook Siga-nos no Facebook
  2. Siga-nos no Twitter Siga-nos no Twitter
  3. Siga-nos no Google Plus Siga-nos no Google Plus
  4. Siga-nos no Youtube Siga-nos no Youtube
  5. Siga-nos na Wikipedia Siga-nos na Wikipedia
  6. Siga-nos por RSS Feeds Siga-nos por RSS Feeds
  7. Siga-nos no Flickr Siga-nos no Flickr
  8. Siga-nos no Issuu Siga-nos no Issuu
  9. Siga-nos no Instagram Siga-nos no Instagram