Bombeiros de Paço de Arcos comemoram 125 anos

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF
A Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Paço de Arcos, comemorou o 125º aniversário, nos dias quatro e 10 de Novembro, tendo lugar, no dia quatro, o hastear das bandeiras no Quartel, o desfile apeado e motorizado pelas ruas da vila de Paço de Arcos, a homenagem ao Patrão Joaquim Lopes, no Jardim Municipal de Paço de Arcos e a romagem ao Talhão dos Bombeiros de Paço de Arcos, no cemitério de Oeiras.

No dia 10, realizou-se a inauguração de três viaturas, seguindo-se a Sessão Solene, que contou com a presença do Secretário de Estado da Proteção Civil, José Artur Neves e do presidente da Câmara de Oeiras, Isaltino Morais, sendo, nesta Sessão, atribuídas medalhas de mérito, condecorações a estandartes dos bombeiros do Concelho de Oeiras e promoção de novos bombeiros.

O comandante do Corpo de Bombeiros Voluntários de Paço de Arcos, Ricardo Ribeiro, usou da palavra para enalteceu o trabalho dos homens e mulheres que, ao serviço do corpo de bombeiros, todos os dias trabalham em prol da população. Agradeceu a todos os elementos da Direção pelo que têm feito pelos Bombeiros de Paço de Arcos.

Referiu também o “apoio incondicional” da Câmara de Oeiras, com especial referência para o presidente, Isaltino Morais, pela sua disponibilidade para ajudar a resolver os problemas dos bombeiros do seu Município.

O presidente da Direção dos Bombeiros, Tiago Fernandes, fez uma resenha histórica dos bombeiros em Paço de Arcos, salientou o facto de terem neste dia inaugurado três viaturas, o que já não acontecia há muitos anos, agradeceu o apoio da Câmara de Oeiras e prestou homenagem a todos os bombeiros da corporação.

António Gualdino, em representação do presidente da Federação Distrital de Bombeiros de Lisboa, agradeceu o convite para estar nesta comemoração, dando os parabéns aos Bombeiros de Paço de Arcos e referiu que alguns dos diplomas, aprovados em Conselho de Ministros, lhe merecem total discordância, sobretudo o que se refere à Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil. Considera que sendo os bombeiros indispensáveis na luta contra os incêndios e fazendo mais de 95% dos serviços de emergência, é preciso um reforço maior de efetivos.

O comandante Carlos Jaime, em representação do presidente do Conselho Executivo da Liga dos Bombeiros Portugueses, deu os parabéns aos bombeiros e referindo-se ao diplomas citados pelo anterior orador, disse que ninguém tem o direito de dizer que vai mandar nos bombeiros, “não foi isso que foi acordado”, “foi dito pelo Ministério que nada seria feito sem a Liga dar o seu parecer”, mas, conclui, “isso não aconteceu”.

Carlos Jaime anunciou a atribuição de uma condecoração ao presidente da Câmara de Oeiras Isaltino Morais, como forma de agradecimento por tudo o que tem feito pelos bombeiros do Concelho, esta condecoração foi sugerida pela Direção e Comando da Corporação de Bombeiros de Paço de Arcos e aprovada pela Liga.

O presidente da Câmara, Isaltino Morais, no uso da palavra, referiu-se a estas cerimónias como muito importantes, por nelas ser reconhecido o trabalho que é realizado por muitas pessoas que dedicam uma grande parte da sua vida aos outros. No que se refere à medalha, que considerou “muito bonita”, ao ser-lhe atribuída, disse ser também pertença dos munícipes, porque as políticas que têm sido seguidas em relação aos bombeiros são consensuais. Deu conta de que, nos próximos anos, a Câmara vai fazer um investimento de 10 milhões de euros na Proteção Civil e o novo quartel dos Bombeiros de Oeiras terá um investimento de cerca de três milhões de euros totalmente suportados pela Câmara.

Terminou deixando uma palavra de apreço às associações de bombeiros do Concelho, “que nos deixam dormir descansados”.

José Artur Neves, Secretario de Estado da Proteção Civil, saudou os 125 anos dos Bombeiros de Paço de Arcos e disse serem os bombeiros estruturas importantes da Proteção Civil.

Enumerou diversos investimentos do Governo nos bombeiros, como a melhoria de 69 quarteis, muitos deles já com obras realizadas, a aquisição de 78 viaturas de combate a incêndios, a pretensão de que os bombeiros passem a ter dois equipamentos de proteção individual, para que possam mudar de equipamento durante as operações, ou a isenção de pagamento de taxas pelos bombeiros, como as taxas moderadoras do Serviço Nacional de Saúde, continuando, o Governo, a trabalhar para que mais apoio social possa ser atribuído.

Nesta Sessão Solene, em que foi também assinado um protocolo entre os Bombeiros de Paço de Arcos e farmácia Parque dos Poetas, que vai facilitar a aquisição de medicamentos pelos bombeiros, estiveram ainda presentes, além de muito público, a presidente da União de Freguesias de Oeiras, Paço de Arcos e Caxias, Madalena Castro, em representação da Escola Nacional de Bombeiros, Susana Silva, o pároco de Paço de Arcos, José luís, em representação do Presidente da Autoridade Nacional de Proteção Civil, Pedro Lopes, o comandante Operacional Distrital de Lisboa, André Fernandes, o comissário Sá Santos, da Polícia Municipal, os vereadores da Câmara de Oeiras, Joana Batista, Teresa Bacelar, Nuno Neto, Pedro Patacho e Carlos Morgado, representantes da PSP e de corporações de bombeiros do Concelho. Seguiu-se a esta Sessão Solene, um almoço convívio e um simulacro com o novo drone de salvamento.

Texto: Alexandre Gonçalves
Fotos: Paulo Rodrigues
O Correio da Linha

 

 

Actualizado em ( Sexta, 26 Abril 2019 22:05 )  


Este site utiliza cookies para lhe proporcionar uma melhor experiência. Ao navegar no mesmo, está a consentir a sua utilização. Caso pretenda mais informações, consulte a nossa Política de Cookies.

  1. Siga-nos no Facebook Siga-nos no Facebook
  2. Siga-nos no Twitter Siga-nos no Twitter
  3. Siga-nos no Google Plus Siga-nos no Google Plus
  4. Siga-nos no Youtube Siga-nos no Youtube
  5. Siga-nos na Wikipedia Siga-nos na Wikipedia
  6. Siga-nos por RSS Feeds Siga-nos por RSS Feeds
  7. Siga-nos no Flickr Siga-nos no Flickr
  8. Siga-nos no Issuu Siga-nos no Issuu
  9. Siga-nos no Instagram Siga-nos no Instagram