 |
Foi hoje utilizado pela primeira vez com sucesso, o Desfibrilhador Automático Externo (DAE) atribuído pelo Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) a este Corpo de Bombeiros, em cerimónia realizada no passado dia 28 de Dezembro de 2011, que contou com o apoio financeiro da Fundação Calouste Gulbenkian. Durante a realização de um serviço de transporte de doente não urgente, o doente em causa entrou em Paragem Cardio-Respiratória (PCR). Durante as manobras de reanimação, foi utilizado pela primeira vez o DAE atribuído a este Corpo de Bombeiros, tendo conseguido reverter a situação com sucesso, após a aplicação de três choques. De seguida a vítima, foi encaminhada para a unidade hospitalar de São Francisco Xavier.
|
Aos bombeiros envolvidos, os nossos parabéns:
- Subchefe, Fernando Freixo;
- Subchefe, António Canento;
- Bombeiro de 2ª, António Moreira;
- Bombeiro de 2ª, José Lisboa.

O investimento total do INEM em equipamento DAE para esta fase é superior a 400 mil euros a que acrescem 60 mil euros para formação dos referidos elementos das corporações de bombeiros. A Fundação Calouste Gulbenkian decidiu apoiar esta iniciativa, contribuindo com um financiamento de 250 mil euros.
O alargamento do Programa de DAE do INEM aos seus parceiros no Sistema Integrado de Emergência Médica, iniciado em Janeiro de 2011, representa uma melhoria da assistência às vítimas de paragem cardio-respiratória e terá reflexo na qualidade do serviço prestado aos cidadãos. Nas fases anteriores, que se iniciaram em Janeiro de 2011, o INEM equipou já 132 ambulâncias dos Bombeiros com DAE, um dispositivo portátil que permite, através de eléctrodos adesivos colocados no tórax de uma vítima em situação de paragem cardio-respiratória, analisar o ritmo cardíaco e recomendar ou não um choque eléctrico.