![]() |
De acordo com o Instituto de Meteorologia, prevê-se para amanhã, 5 de Setembro: Períodos de chuva, por vezes forte e acompanhadas de trovoadas, em especial nas regiões do Norte e Litoral Centro. A precipitação estender-se-á mais para Sul com menos intensidade. |
Face a esta informação meteorológica, espera-se:
Inundações em meio urbano, por acumulação de águas pluviais ou insuficiências dos sistemas de drenagem;
Danos em estruturas montadas ou suspensas;
Aumento do número de acidentes de viação, devido à existência de piso escorregadio e eventual formação de lençóis de água ou ao arrastamento de materiais sólidos para a via;
Curto-Circuitos em casas antigas;
Queda de árvores.
Face ao exposto, e atendendo a que será o primeiro episódio de precipitação mais intenso das últimas semanas, a Autoridade Nacional de Protecção Civil recomenda as seguintes medidas de prevenção e autoprotecção:
Chuva:
Procure estar atento aos avisos e recomendações das autoridades competentes.
Em caso de inundação no interior de sua casa por excesso de chuva, contacte os Bombeiros e o Serviço Municipal de Protecção Civil do seu Concelho.
Desobstrua os sistemas de escoamento das águas pluviais e retire os inertes que possam ser arrastados.
Limpe os bueiros, algerozes, caleiras e respectivos sistemas de escoamento.
Ao conduzir, tenha em atenção que as estradas podem estar cortadas ou condicionadas ao trânsito. Reduza a velocidade, conduzindo com cuidado devido a possíveis congestionamentos de tráfego. Tenha especial atenção aos lençóis de água que podem formar-se nas vias e à diminuição da visibilidade, que poderá aumentar o número de acidentes de viação.
Vento forte:
Feche portas e janelas e arrume equipamento solto, caixotes de lixo ou outros objectos.
Preste atenção às estruturas montadas (andaimes, toldos, tendas, telhados), que poderão ser afectadas por rajadas mais fortes de vento, bem como a uma possível queda de árvores.
Sempre que possível, adie as viagens para as zonas afectadas pelos ventos fortes. Se não o puder evitar, modere a velocidade do veículo.
A Autoridade Nacional de Protecção Civil continuará a acompanhar permanentemente a situação em estreita colaboração com o Instituto de Meteorologia, difundindo os comunicados que se julguem necessários.
Fonte: Autoridade Nacional de Protecção Civil
< Anterior | Seguinte > |
---|