![]() |
Um quinto dos bombeiros, com uma média de idades de 33 anos, apresenta lesões nas vias respiratórias semelhantes aos grandes fumadores com mais de 40 anos, danos atribuídos à exposição ao fumo, apurou um rastreio inédito. |
De um universo de 357 bombeiros que foram rastreados, através de um questionário, da realização de exames complementares e análises à função respiratória, cerca de um quinto (18 por cento) deve à exposição ao fumo o mau estado das vias respiratórias.
Estes profissionais - com uma média de idade de 33 anos - apresentam as vias semelhantes aos grandes fumadores, com mais de 40 anos.
O fumo deixa mais marcas nos bombeiros, principalmente a sua exposição repetitiva que leva a uma reactividade dos brônquios e consequente inflamação, o que é meio caminho para doenças como a Doença Pulmonar Obstrutiva Crónica (DPOC) ou a asma.
Entre os sintomas que estes profissionais acusam apresenta-se está a dificuldade em respirar, de que se queixam 8,4 por cento.
O estudo apurou que a tosse, a falta de ar, pieira e as dores no peito são sintomas comuns a mais de 20 por cento dos bombeiros.
A exposição ao fumo é mais grave no caso dos bombeiros fumadores, que assim duplicam os riscos.
A investigação apurou que quase metade da população estudada (47 por cento) era fumadora e 26 por cento ex-fumadora.
Cecília Longo considera que a percentagem de ex-fumadores demonstra que é possível intervir para modificar o hábito [do fumo] nestes profissionais.
A falta de vestuário protector (32,9 por cento) e de uma adequada protecção respiratória, praticamente inexistente no combate aos fogos florestais, são outras conclusões que os profissionais irão levar em conta.
Para Cecília Longo, estes são dados que revelam a necessidade de um investimento na saúde desta população, preocupação que parece ter encontrado eco junto da Direcção-Geral da Saúde (DGS) que já tomou conhecimento do estudo e vai lançar um folheto com informações sobre este temam cuja apresentação decorre igualmente na quarta-feira.
Fonte: Liga dos Bombeiros Portugueses
< Anterior | Seguinte > |
---|