![]() |
Das 110 ambulâncias de socorro previstas, o INEM entregou 57 a associações e corpos de bombeiros, e prevê distribuir as restantes 53 no primeiro trimestre deste ano. |
As 110 ambulâncias destinam-se a substituir outras, situadas em associações e corpos de bombeiros com Postos de Emergência Médica (PEM).
Na oportunidade, o presidente do INEM, Abílio Gomes, sublinhou que, "com este simbolismo do dar e receber, estamos a afirmar a nossa condição de membros do Sistema Integrado de Emergência Médica (SIEM), no âmbito do qual nos obrigamos a um esforço colectivo de participação e à adopção de uma postura de cooperação e lealdade na resolução consensual das dificuldades supervenientes".
Abílio Gomes fez questão ainda de salientar que "este acto marca o início de um processo de requalificação da rede mais carenciada de PEM, não só através da prossecução do programa de entrega de ambulâncias, mas também da requalificação dos técnicos de ambulância de socorro (TAS) e da extensão da operacionalização da desfibrilhação automática externa (DAE) a todas as ambulâncias do SIEM".
No próximo ano, segundo o responsável do INEM, será completado "o programa de entregas de novas ambulâncias aos PEM mais carenciados, de acordo com os critérios e prioridades pré-definidas".
Realçando o papel do SIEM, a ministra Ana Jorge fez questão de sublinhar que, nos primeiros onze meses de 2008, foram realizados mais de 550 mil transportes de doentes em ambulância em situação de emergência, o que representa cerca de 70 por hora.
O presidente da Liga dos Bombeiros Portugueses (LBP), Duarte Caldeira, também presente na cerimónia, congratulou-se com o facto e referiu que essa distribuição "repõe carências há muito identificadas", mas lembrou que, para colmatar todas as necessidades, importa considerar "duas centenas de novos PEM".
Foto: Inácio Rosa/Lusa
Fonte: Jornal Bombeiros de Portugal da Liga dos Bombeiros Portugueses
< Anterior | Seguinte > |
---|